Ecografia Ginecológica Transvaginal com Doppler 

 

Ecografia ginecológica transvaginal com Doppler é um exame indolor que serve para pesquisar alterações na região pélvica com maior resolução que uma ecografia pélvica.  As entidades mais comumente avaliadas são miomas, pólipos, endometriose, cistos e formações de células atípicas a crescer no interior do ovário, hidrossalpinge e a posição correta do Dispositivo Intra-Uterino (DIU ou conhecido também por Mola).  Pode ser ao 3D/4D para avaliar malformações uterina.


Ecografia Obstétrica do Primeiro Trimestre Com Doppler 

 

A Ecografia realizada do início da gestação até as 11 semanas e pode ser feita pela via abdominal, mas de preferencia pela via transvaginal, por fornecer uma melhor visão.  Não faz mal a gestação e não chega perto do embrião.  É um exame de extrema importância para  definir a idade gestacional, avaliar se o saco gestacional está no  lugar correcto (dentro do útero), quantos bebes tem a gestação  (gemelaridade), e se o coração está a bater (a descartar um possível aborto).  Avalia alterações nos ovários, como quistos, e alterações uterinas, como miomas.  Alem disso, identifica hematomas ou possíveis descolamentos do saco gestacional.

 

Idade gestacional sugerida: 6 a 8 semanas de gestação.


Ecografia Morfológica do Primeiro Trimestre 

 

A ecografia morfológica do 1º trimestre é fundamental para ver como foi o desenvolvimento do bebe nos primeiros 3 meses de vida.  Alem de avaliar a morfologia, envolve a medida da transnucência nucal, do osso nasal, do fluxo de sangue no ducto venoso e outros marcadores ecográficos que representam a forma mais eficiente de identificar as gestantes de risco para síndromes cromossômicas.

 

O rastreio Bioquímico Prenatal do 1º trimestre envolve a medida do proteína plasmática associada a gravidez (PAPP-A) e a fração livre de gonadotropina coriônica (beta HCG)  Esses valores sangüíneos são correlacionados com os dados pessoais da gestante e com as medidas dos marcadores da ecografia morfológica.  

 

Quando identificado algum risco, a gestante pode ser direcionada a fazer a retirada do liquido amniótico para análise genética (amniocentese) ou um exame de sangue chamado Harmony® ou Tomorrow® que envolve a separação das células fetais do sangue da mãe e leitura do DNA fetal para identificação dos trechos ligadas as anomalias cromossômicas como a síndrome de Down

 

Idade gestacional sugerida: 11 semanas e cinco dias a 13 semanas e seis dias de gestação.


Ecografia Obstétrica com Doppler 

 

Exame que pode ser realizado em qualquer fase da gestação com objetivo de avaliar peso, evolução do crescimento fetal, quantidade de líquido amniótico e placenta.  Avalia os fluxos sanguíneos fetais e uterinos. Proporciona uma avaliação da vitalidade fetal através do padrão de distribuição do fluxo sanguíneo. 

 

Responde aquela pergunta: “meu bebê está bem?”  Identifica as gestantes de risco para desenvolver hipertensão arterial gestacional (pré-eclampsia) e restrição do crescimento fetal (CIUR) através das medidas do Doppler das artérias uterinas.  Avalia o funcionamento da placenta e se está a distribuir o sangue bem para o bebê. 

 

Idade gestacional sugerida: 14 a 42 semanas.  

Com as 16 semanas é possível descobrir sexo do bebê e prever o risco de parto prematuro ou perda precoce da gestação pela avaliação do colo uterino.


Ecografia Morfológica do Segundo Trimestre

 

O bebe completa a sua formação ao redor das 21 semanas.  Como já esta tudo formado, é o período de fazer uma avaliação completa de todos os órgãos do bebê.  Identifica anomalias estruturais nos fetos, com sensibilidade de 85% para detecção de malformações.  Atualmente, a medida do colo uterino via transvaginal, pode ser associada ao exame a fim de estimar o risco de um parto prematuro.

 

Idade gestacional sugerida: 22 semanas (Período 20 a 24 semanas).


Ecocardiografia Fetal 

 

Exame realizado com objetivo de avaliar a formação, função e desenvolvimento do coração do bebê ainda dentro da barriga da mãe. Capaz de detectar mais de 85% dos defeitos cardíacos fetais graves.

 

Idade gestacional sugerida: 24-28 semanas.


Ecografia Obstétrica 3D/4D

 

Permite visualizar a face fetal mais próxima da realidade.  Realizado com intuito ilustrativo de mostrar o rosto do bebe.  Em caso de anomalias presentes fetais, pode ser utilizada para confirmar alguns achados.  A 4D significa uma ecografia em 3D em tempo real, permite ver o bebe se movimentar em 3D.  A 3D representa uma foto do bebe em um determinado momento do exame em 4D.

 

Idade gestacional sugerida: 26-28 semanas de gestação (Período 24 a 32 semanas).


Cardiotocografia Fetal 

 

É um exame que monitora a frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas. É um procedimento de rotina para avaliação do bem estar fetal durante a gravidez e o trabalho de parto.  Duas faixas elásticas são colocadas na barriga da mãe para segurar as duas placas redondas que fazem contato com a pele.  É normal que a freqüência cardíaca de um bebê varie entre 110 e 160 batimentos por minuto e que aumente durante a movimentação fetal. Uma frequência cardíaca que não varia ou está muito baixa ou muito alta pode indicar um problema.  Está indicada semanalmente em gestações de alto risco como hipertensão arterial materna, diabetes, gestação prolongada, diminuição da movimentação fetal dentre outros.

 

Idade gestacional sugerida: 40 semanas (Período 28 a 42 semanas).


Perfil Biofísico Fetal

 

Exame que combina a cardiotocografia basal com alguns parâmetros avaliados pela Ecografia Obstetrica com Doppler.  Os parâmetros utilizados são: volume de líquido amniótico, movimento respiratório, movimento corporal e tônus fetal.  A avaliação desses parâmetros em conjunto confere  uma nota de 0 a 10 para o bebê.

 

Idade gestacional sugerida: 40 semanas (Período 28 a 42 semanas).


Ecografia de Mama

 

 Ecografia Abdominal

 

Ecografia de Articulações e Músculoesquelético

 

Ecografia de Partes Moles

 

Ecografia de Transfontanela

 

Ecografia da Próstata

 

Ecografia de Vias Urinárias / Renal